Tanabata Matsuri - O Festival das Estrelas

Postado por ás 0 comentários

Tanabata Matsuri  - O Festival das Estrelas

O festival de Tanabata tem origem numa lenda japonesa, onde morava próximo da Via-Láctea uma linda princesa chamada Orihime (織姫) a "Princesa Tecelã". Certo dia Tentei (天帝) o "Senhor Celestial", pai da moça, apresentou-lhe um jovem e belo rapaz, Kengyu (牽牛) o "Pastor do Gado" (também nomeado Hikoboshi), acreditando que este fosse o par ideal para ela. O pai consentiu o casamento dos dois jovens. Porém, casados e totalmente dominados pela paixão, ambos descuidaram-se de seus afazeres normais. Foi então que, o pai indignado, ordenou que eles vivessem separados, um de cada lado da Via Láctea. Ele permitiria que o casal se reencontrasse apenas uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar, desde que cumprissem sua ordem de atender todos os pedidos vindos da Terra nesta data. 

Segundo a mitologia japonesa, Orihime é representada pela estrela Vega, e o rapaz, a estrela Altair, do lado oposto da galáxia, que realmente só se encontram uma vez por ano. O festival teve início há mais de 1.150 anos, na Corte Imperial, e a data tornou-se feriado nacional em 1603. 


No Brasil o primeiro festival Tanabata foi realizado na cidade de Assaí no Estado do Paraná no ano de 1978. Pela absorção e fascínio que a cultura japonesa possuía e poderia proporcionar as cidades, a festa foi introduzida no calendário oficial de eventos em várias cidades do Brasil sendo o de São Paulo o mais conhecido por ser a cidade que tem mais japoneses. Com o nome de "Festival das Estrelas", o Tanabata Matsuri  tem como características manifestações artísticas: danças folclóricas, música e seus delicados instrumentos (shamisen, shakura, etc.), artes marciais (Judô, Karate, Aikido, entre outras), tambores japoneses (taiko), canto (karaokê), artes plásticas (pintura, origami, kirigami, etc.), arranjos florais (Ikebana), cultivo de árvores em miniaturas (Bonsai) há o fortalecimento da cultura de um povo aos seus descendentes estimulando a formação de uma sociedade Nipo-Brasileira fortemente alicerçada na Educação e na Cultura.




Há uma canção tradicional de Tanabata que é ensinada praticamente a todas as crianças japonesas:

Sasa no ha sara-sara ( 笹の葉 さらさら )
Nokiba ni yureru ( 軒端にゆれる )
Ohoshi-sama kira-kira ( お星様 キラキラ )
Kin Gin sunago ( 金銀砂ご )

Tradução aproximada:

As folhas do bambu, murmuram, murmuram,
balançam as pontas.
As estrelas brilham, brilham,
grãos de areia de ouro e prata.

FonteWikipédia

Vídeo das crianças cantando a música do Tanabata:

Macadores :

0 Comentários sobre: "Tanabata Matsuri - O Festival das Estrelas"

Ir ao Topo