Exposição Itinerante - Artesanato do Japão - Tradições e Técnicas

Postado por ás 0 comentários

    O Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro e a Fundação Japão promovem a exposição "Artesanato do Japão - Tradições e Técnicas", apresentando um recorte do artesanato atual do Japão, sob o olhar das tradições e técnicas adotadas por reconhecidos artesãos japoneses, compartilhando a habilidade e a criatividade de seus trabalhos. A exposição foi aberta ao público de 8 a 24 de agosto de 2014, no Rio de Janeiro seguindo depois para outras capitais brasileiras: Curitiba, Brasília, Manaus, Belém, Recife e São Paulo. 

     Segundo Kazuko Todate, curadora do Museu de Arte e Cerâmica de Ibaraki (Japão), serão expostos objetos criados em diversos materiais típicos de várias regiões do Japão - cerâmica, metais, laqueados, bambu e madeira, papel, tecidos tingidos, entre outros -, sempre trabalhados com técnicas adequadas, de acordo com a natureza de cada material, e que resgatam uma longa tradição da vida cotidiana japonesa. 

     As peças expostas representam muitas das tradicionais artes japonesas que, a partir do período Meiji (1868 - 1912), quando o Japão ingressou na fase de industrialização, foram sendo substituídas por objetos produzidos em grande escala por modernas máquinas. No entanto, a tradição foi preservada, como informa a curadora do Museu , "ainda naquela época, pequenas oficinas das regiões continuaram produzindo utensílios artesanalmente. Surgiram, então, talentosos artesãos com marcante personalidade, que se tornaram grandes artistas." São esses objetos que o público brasileiro terá agora a oportunidade de conhecer através da exposição "Artesanato do Japão - Tradições e Técnicas".

Atividades programadas no Recife**:

♦ 21 de Janeiro: Abertura ás 19h com Grupo Kaito Shamidaiko;
♦ 22 de Janeiro: Início da Exposição;
♦ 31 de Janeiro: Oficina de Marchetaria Hakone (Palestra e Workshop)*;
♦ 8 de Fevereiro: último dia de Exposição. 

* Kiyotaka Tsuyuki é mestre e artista em marchetaria (yosegui-zaiku) em Hakone, Japão. No dia 31 de janeiro ele fará uma Palestra às 13h e logo após um workshop às 16h. A Oficina de Marchetaria em São Paulo está marcada para 2 de Fevereiro na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo).

** Não estão certas ainda as datas sobre a exposição em São Paulo, mas a previsão é do dia 20 de Fevereiro à 15 de Março.

Horários:

♦ Terças a Sexta-feiras: Das 9h às 17h;
♦ Sábados e Domingos: Das 14h às 17h.



Entrada:
♦ Não consegui informação quanto ao preço, porém em dias normais a entrada custa R$ 5,00 inteira e R$ 2,50 meia;

Mais Informações:
Evento: Exposição Itinerante - Artesanato do Japão - Tradições e Técnicas.
Data: 22 de Janeiro á 8 de Fevereiro de 2015.
Local: Museu do Estado de Pernambuco (Av. Rui Barbosa, 960, Graças, Recife).
Horário: Ver Acima.
Contatomuseu.mepe@gmail.com

Eu não sei quanto a abertura ou a palestra e workshop, mas com certeza irei para a exposição *u*, bem valorizem a oportunidade e vão dá uma olhadinha e conhecer de perto um pouco mais da cultura japonesa.


FontesPáginaFeira Japonesa do Recife e Embaixada do Japão.

Macadores :

0 Comentários sobre: "Exposição Itinerante - Artesanato do Japão - Tradições e Técnicas"

Ir ao Topo