Soju ~ Um doce sonho coreano embriagado

Postado por ás 2 comentários

Soju 烧酒, significa literalmente "o licor queimado".
O soju ( Hangul 소주; Hanja烧酒) é a bebida alcoólica mais popular da Coreia. Geralmente é consumido puro. É uma bebida destilada, originária da Coreia. Muitos comparam o soju a vodka, embora o primeiro seja muito mais doce e menos forte que a vodka. A maioria das garrafas de soju tem entre 20 e 40% de álcool e é normalmente servido em copos de shot. É normalmente bebido em ocasiões sociais, e é perfeito para acompanhar comida coreana.
Soju foi primeiro destilado na Coreia por volta de 1300, historiadores acreditam que os mongóis levaram a técnica persa para a Coreia. O Soju tornou-se uma das bebidas alcoólicas mais populares da Coreia. Quando teve a ocupação japonesa a produção de soju foi sufocada, e o sake e a cerveja tornaram-se mais populares. Depois da libertação da ocupação japonesa e os anos da Guerra das Coreias, a produção de soju esteve outra vez em risco por causa da falta de arroz nos anos 60. O governo coreano tornou ilegal usar arroz para fazer soju, e então as destilarias começaram a usar batata-doce, trigo, cevada e tapioca como substitutos do arroz.

Hoje em dia o soju não é só feito de arroz, mas sim de uma mistura de arroz, batata-doce, trigo, cevada e tapioca. Hoje em dia é também popular soju com sabor a maçã, limão e pêssego ou então misturado com outras bebidas.
Os russos e sua tradicional vodka ficaram para trás. A bebida destilada mais consumida do mundo é a chamada Soju. A principal marca do mercado é a Jinro, que vendeu nada menos do que 65,3 milhões caixas de 9 litros em 2012, de acordo com o ranking The Millionaires’ Club 2013, publicado na revista Drinks International. Em segundo, apareceu a marca filipina de conhaque Emperador, enquanto a russa Smirnoff ficou apenas em terceiro. O sucesso da Soju não é algo tão difícil de compreender, já que a Coreia do Sul é o país que mais consome destilados no mundo. Segundo uma pesquisa global da empresa Euromonitor International, divulgada no site Quartz, os sul-coreanos bebem 13,7 "shots" de destilado por semana, enquanto os russos (em segundo lugar) bebem “apenas” 6,3 copinhos de bebida por semana, os brazucas (em nono lugar) bebem só 3,6 copinhos de bebidas por semana e eu pensando que tava entre os primeiro.
Existem várias formas de beber soju, apenas o soju num copo de shot, ou então soju misturado com cerveja, é chamado de somaek ('so' de soju e o 'maek' de maekju 맥주 – cerveja).

Há ainda o poktanju 폭탄주 (bebida bomba) que é quando se coloca um copo de soju (cheio) dentro de um copo de cerveja (com cerveja, é claro). 

kojinkamrae (고진감래) é quando se mistura um shot de cola-cola, 1 shot de soju e um copo de cerveja. Podem também beber soju com coca-cola.

É também popular para misturar frutas com soju e bebê-lo em forma de "piegas".

Outro soju é com sabor muito popular é o soju iogurte (요구르트 소주), que é uma combinação de soju, iogurte e refrigerante limão .

OBS:
Soju é por vezes erradamente referida como Cheongju (청주), um vinho coreano de arroz. Soju também é confundido com o baijiu um licor de grãos Chinês e shõchu uma bebida japonesa.

Comentário:
Bom nunca tomei mais muita gente fala que é melhor que sake e vodka e se for misturar que seja com coca-cola, então se beber me chame o/. Quando tiverem oportunidade bebam, mas com cuidado pelo o que eu entedi ele é como o vinho! Parece que não tem efeito nenhum, mas quando menos notarem estarão a cantar, dançar, dar dinheiro ou como um conhecido meu que rasgou dinheiro.

Ps1: Minha curiosidade foi quando eu comecei a ver  dramas coreanos e vi muitas garrafa verde ai bateu a curiosidade e procurei saber o que era (no começo pensava que era sake).

Ps2: Quando fizer um brinde, em coreano diz 건배 gunbae!
Ps3: Onde vende no Brasil? Só em restaurante coreano ou no bairro da liberdade em São Paulo e se souber de alguma marca daqui ou distribuidora que venda pra todo Brasil comente.                                              (eu queroooo compra Marry *-*)
(E não acaba mais não com esses Ps ¬¬) Ps4: É só um aviso, pra quem não sabia a cerveja Ichiban da Azuma Kirin vai ser fabricada no brasil a parti desse mês ^^.
Video Comercial do Soju


Jaa né



Macadores :

2 Comentários sobre: "Soju ~ Um doce sonho coreano embriagado"

Não sou fã de bebidas, mas até que encarro o soju, se realmente for "doce". Por que o sake senhor... Aquilo amarga demais D:
Não, eu não irei comprar para o senhor... O senhor que faça a bondade de comprar e dividir comigo *~*. E claro, que eu tenho que anunciar ao mundo que apresentei mais uma pessoa aos dramas, além de viciar...
Parabéns Kuro, seja bem vindo aos Viciados em Dramas (/*¬*)/

eu no me considero viciado porque eu não vejo todo tipo de drama
poxa, e colabração pra comprar?

Ir ao Topo