Akihabara ~ O Mundo do Sonhos

Postado por ás 3 comentários



Nome e onde fica:
Akihabara (秋叶原 ? ) é um distrito de Chiyoda Ward de Tóquio , no Japão. O nome de Akihabara é uma abreviatura de Akibagahara (秋葉が原 , "folha de outono"), que, em última análise vem de Akiba, um deus do fogo e também nome do local para um santuário de combate a incêndios construído depois que a área foi destruída por um incêndio em 1869. Akihabara ganhou o apelido de Akihabara Electric Town (秋叶原电気 Akihabara Denki Gai  ) logo após a Segunda Guerra Mundial por ser um grande centro de compras de utensílios domésticos eletrônicos e o mercado negro do pós-guerra.


História:
A área que é agora Akihabara era uma vez perto de um portão da cidade de Edo e serviu como uma passagem entre a cidade e o noroeste do Japão. Isso fez com que a região um lar de muitos artesãos e comerciantes, bem como alguns samurai de classe baixa. Um dos incêndios freqüentes de Tóquio destruiu a área em 1869, e as pessoas decidiram substituir os edifícios da área com um santuário chamado Chinkasha, significando santuário extintor de incêndio, em uma tentativa de evitar a propagação de incêndios futuros. Os habitantes locais apelidaram o santuário de Akiba depois de uma divindade que podia controlar o fogo, e com isso tornou-se conhecido como Akibagahara e mais tarde Akihabara. Em 1890, a estação de Akihabara se tornou um importante ponto de trânsito de mercadorias, o que permitiu um mercado de frutas e vegetais a surgir no distrito. Então, na década de 1920, a estação viu um grande volume de passageiros após a abertura para o transporte público, e após a Segunda Guerra Mundial, o mercado negro floresceu na ausência de um governo forte. Esta desconexão de Akihabara da autoridade do governo permitiu que o distrito de crescer como uma cidade de mercado e deu origem a um excelente ambiente para o empreendedorismo. Na década de 1930, esse clima transformou Akihabara em uma região orientada para o futuro de mercado especializada em produtos eletrônicos domésticos, tais como máquinas de lavar, geladeiras, televisores e aparelhos de som, ganhando Akihabara o apelido de "Cidade Elétrica".
Como eletrônicos domésticos começou a perder seu apelo futurista em cerca de 1980, as lojas de Akihabara mudaram seu foco para computadores domésticos num momento em que eles eram usados ​​apenas por especialistas e amadores. Esta nova especialização trouxe um novo tipo de consumidor, nerds de computadores ou otakus. O mercado em Akihabara naturalmente apeguou-se a sua nova base de clientes que estava focada em anime, manga, e jogos de vídeo. A conexão entre Akihabara e otaku tem sobrevivido e crescido ao ponto de que a região agora é conhecido mundialmente como um centro de cultura otaku, e a maioria dos otaku considera Akihabara ser um lugar sagrado.


Hoje em dia:
 Todas as manhãs, pontualmente às 8 horas, mais de 150 mil pessoas visitam as suas lojas em busca das últimas novidades em games, eletrônicos, animes, filmes. Ao domingo o bairro fica interdito as viaturas motorizadas bloqueam a passagem de carros e assim podendo-se andar livremente pela rua a mostrar os seus cosplays. Em Akihabara, em algumas lojas a  Os clientes podem facilmente comprar os produtos no exterior. Sobre Akihabara Tourism Promotion Board, é uma organização que está realizando em todos os tipos de esforços, desde tradutores que dominam 20 línguas do mundo. Comunicação aqui pode acontecendo sem problemas. E também a fim de fazer, não só japoneses, mas também os estrangeiros, a fazerem compras com segurança e conforto.


Algumas curiosidade:
Eletrônicos - Se um artigo eletrônico não está à venda em Akihabara é porque não existe. O bairro tem desde pequenos estandes que vendem cabos, adaptadores e outras "tranqueiras" até grandes lojas de departamentos com artigos mais comuns, como computadores, TVs e games. Entre as lojas de maior destaque estão a Yodobashi, com seis andares de eletrônicos e localizada perto da estação de trem de Akihabara, e a Super Potato, loja de quatro andares especializada em videogames antigos.


Maid cafés - Jovens japonesas vestidas como domésticas francesas do século 19 são um dos símbolos do bairro. Essas jovens ficam na rua distribuindo folhetos dos maid cafés. Um maid café é um restaurante ou bar em que as garçonetes usam uniformes de domésticas do século 19 e tratam seus clientes como se fossem seus mestres. Originalmente criados para atrair o público masculino japonês, os maid cafés atualmente também recebem famílias e turistas.


Pachinkos - Em Akihabara encontram-se alguns dos maiores pachinkos do Japão, incluindo o Big Apple, de quatro andares. Um pachinko é uma espécie de cassino, com máquinas similares às de fliperama (pinball) no lugar de máquinas de moedas. A diferença é que, como as leis do Japão proíbem jogos de azar valendo dinheiro, quem joga em um pachinko não ganha dinheiro nas máquinas, mas apenas prêmios, como bonecos, pequenos eletrônicos ou outros objetos. O jogo em si é praticamente pura sorte. O usuário insere uma cédula na máquina e compra pequenas bolinhas de metal. Depois, ele apenas gira uma alavanca que controla a velocidade das bolinhas, como em uma máquina de fliperama. Se as bolinhas caem em um determinado espaço, a máquina fornece mais bolinhas. No fim da sessão de jogo, caso tenha ganhado novas bolinhas, o jogador pode levá-las para serem trocadas por prêmios.
(falou Pachinko só me lembro de gintoki lol)


Otakus - Akihabara é também o melhor lugar para se encontrar um otaku. No Japão, o termo otaku é usado para identificar alguém com interesse acima da média em um assunto, normalmente quadrinhos, animes e videogames. Em Akihabara, muitos otakus se reúnem nos finais de semana com suas melhores roupas de personagens de quadrinhos ou filmes.


AKB48 - É em Akihabara que está o teatro do AKB48, um dos grupos pop mais populares do Japão. O AKB48 é composto de cerca de 90 jovens mulheres, distribuídas em várias companhias de cerca de 15 meninas cada. Shows do AKB48 ocorrem praticamente todos os dias no teatro em Akihabara.

jornalista que viajou a convite da Canon (Tecnologia.IG)
Site oficial: Akiba em Inglês 

Video Feito pelo seu Americo Brasil
Vida Japão - Akihabara bairro high tech de Tokyo

AKB48 - Namida Surprise

Jaa nee minna o/
Espero cometários

Macadores :

3 Comentários sobre: "Akihabara ~ O Mundo do Sonhos "

Eu gostaria de ir lá um dia *---*

Esse lugar deve ser muito bacana xD

www.umomt.com

Ir ao Topo