Lendas e Contos Coreanos# 2: Dragão Coreano

Postado por ás 3 comentários
Nome em Coreano: Hangul  용/룡 (미르) Pronuncia: yong/ryong (mireu)

Os Dragões coreanos são criaturas legendárias na mitologia e no folclore coreanos. Embora geralmente parecidos com os dragões chineses na aparência e no significado simbólico, os dragões coreanos têm propriedades culturais específicas que as diferenciam dos dragões em outras culturas. O símbolo do dragão foi usado extensivamente, na mitologia coreana e na antiga arte coreana.

 O dragão coreano é derivado do dragão chinês. Considerando que a maioria de dragões na mitologia europeia são relacionados geralmente aos elementos do fogo e da destruição, os dragões na mitologia coreana são vistos na maior parte como seres benevolentes associados à água e à agricultura, considerados frequentemente causadores da chuva e das nuvens. Diz-se que muitos dragões coreanos vivem nos rios, nos lagos, nos oceanos ou mesmo em lagoas profundas dentro das montanhas.
Os dragões chineses têm 5 dedos no pé, dragões coreanos possuem 4 dedos no pé e dragões japoneses 3 dedos no pé. Como com dragões chineses, o número nove é significativo com dragões coreanos.

Os textos antigos mencionam às vezes os dragões falantes como sensíveis, capazes de compreender emoções complexas tais como a devoção, a bondade, e a gratidão. Uma lenda coreana particular fala do grande Rei Munmu, que em seu leito de morte desejou se transformar em um "dragão do mar do leste a fim proteger a Coreia."

Diz-se que o dragão coreano tem determinados traços específicos: não têm asas, apesar de voar, por exemplo, além de ter uma barba longa. É de várias maneiras muito similar na aparência aos dragões da mitologia chinesa e japonesa.

Ocasionalmente um dragão é descrito como carregando uma esfera do dragão conhecida como o Yuh-Yi-Joo (여의주) em uma ou várias de suas garras, diz-se que quem quer que absorver o Yuh-Yi-Joo estará abençoado com habilidades onipotentes e de criação, e que somente os dragões bons (aqueles que tem os polegares para prender as esferas) eram sábios e poderosos o bastante para absorver estas esferas.

Os mitos coreanos dizem para transformar-se num dragão, um Imoogi (veja abaixo) deve sobreviver por mil anos. Então uma pérola caíra do céu. Se o Imoogi a pegasse com a sua boca, se transformaria em um dragão, mas se falhasse, teria de esperar outros mil anos.


Imagem do Filme D-War
Imoogi
Existe uma criatura mitológica coreana conhecida como um Imugi ou Imoogi, criaturas que assemelham-se a dragões, semelhantes a grandes serpentes, que segundo algumas versões seriam consideradas malditas e assim são incapazes de transformarem-se em dragões. Existem outras versões que dizem que um Imugi é um "proto-dragão" que devia sobreviver mil anos a fim de se transformar em um dragão verdadeiro. Em outras versões seriam grandes, benevolentes, criaturas que vivem na água ou nas cavernas, associados com a boa sorte.



Basilisco coreano
O
Basilisco coreano é conhecido como Gye-ryong (계룡/鷄龍), que significa literalmente galinha-dragão; não aparecem tão frequentemente quanto dragões. São vistos às vezes como bestas puxando figuras lendárias importantes ou para os pais de heróis lendários. Existe uma lenda que diz que a princesa do reino de Silla, nasceu de um ovo do Basilisco.

Fonte: Wikipédia, Ing.

Macadores :

3 Comentários sobre: "Lendas e Contos Coreanos# 2: Dragão Coreano"

A única coisa que sabia de dragões coreanos era o que tinha no filme do D-War... Eu não sabia de todo o resto XD
Mas ainda acho eles muito lindos e queria um quadro pra colocar no meu quarto *---*

Eu não fazia ideia da diferença entre os dragões asiáticos, mas que foi difícil achar uma foto descente de um dragão de 4 patas... Isso foi... D:
Mas como a Yssa falou, eu vi/tenho D-War e não fazia ideia da existência dessa sub-espécie. Mas o basilisco-galinha eu achei completamente tosca D:

Ir ao Topo