Otakus # 8 - Mangá, Manhua e Manhwa

Postado por ás 0 comentários
Hey hey minna o/, mas um post de utilidade otaku, para os que ainda não conhecem essa coluna, ela se chama "Otakus #" onde o assunto foco é o mundo otaku, curiosidades, novidades, principalmente dicas e ajuda aos perdidos de plantão
Mas nesse post eu vou explicar apenas as diferenças entre os mais conhecidos quadrinhos asiáticos... Espero que sirva de alguma forma xD Então vamos começar o/



Informações básicas:
País de Origem: Japão
Nome Nátivo: 漫画
Pronúncia: Manga
Em português: Mangá
Significado: História(s) em quadrinhos,  no Japão, o termo é utilizado para quaisquer histórias em quadrinhos, aqui no ocidente utilizada para denominar história em quadrinhos japonês.
Sentido da Leitura: Da Direita para a Esquerda.
Criador: Osamu Tezuka (Mangá Moderno)
Considerado Primeiro Mangá: Ingá Kyô (Era Feudal) / Tetsuwan Atom [Astro Boy] (Era Moderna)
Origem: Na época feudal japonesa onde no Oricom Shohatsu (Teatro das Sombras), as histórias eram contadas por meio de fantoches e posteriormente escritas de forma ilustrada em rolos de papel, dando origem às histórias em sequência, e consequentemente originando o mangá.
Fragmento Histórico: Os mangás têm suas raízes no período Nara (século VIII d.C.), com o aparecimento dos primeiros rolos de pinturas japonesas: os emakimono. Eles associavam pinturas e textos que juntos contavam uma história à medida que eram desenrolados. O primeiro desses emakimono, o Ingá Kyô, é a cópia de uma obra chinesa e separa nitidamente o texto da pintura. Com o tempo os textos e pinturas foram se misturando e após a Segunda Guerra Mundial, já havia uma concepção de mangá, mas os desenhos eram todos baseados em traços americanos. E por influência de Walt Disney e Max Fleischer, Osamu Tezuka revoluciona toda a forma de mangá existente e dá vida ao mangá moderno. Onde as características faciais semelhantes às dos desenhos de Disney e Fleischer, onde olhos (sobretudo Betty Boop), boca, sobrancelhas e nariz são desenhados de maneira bastante exagerada para aumentar a expressividade dos personagens tornaram sua produção possível. É ele quem introduz os movimentos nas histórias através de efeitos gráficos, como linhas que dão a impressão de velocidade ou onomatopeias que se integram com a arte, destacando todas as ações que comportassem movimento, mas também, e acima de tudo, pela alternância de planos e de enquadramentos como os usados no cinema. As histórias ficaram mais longas e começaram a ser divididas em capítulos.
Extra: Mangá é uma dessas palavras de origem nipônica que cada vez mais está sendo utilizada no quotidiano tupiniquim, que nem “sushi”, “origami” e “sashimi”. Poucos, entretanto, sabem definir o que precisamente é o Mangá. A palavra Mangá é o resultado da união dos ideogramas MAN (humor) e GÁ (grafismo), sendo sua tradução literal para o português “caricatura”, “desenho engraçado”. A primeira pessoa a utilizar a palavra Mangá foi o artista Katsushita Hokusai, extremamente conhecido no Ocidente por suas gravuras “ukiyo-ê".

Exemplo de como se ler:

---------------- x ----------------


Informações básicas:
País de Origem: China
Nome Nátivo: 漫畫
Pronúncia: Mànhuà
Em português: Manhua
Significado: História(s) em quadrinhos,  na China, o termo é utilizado para quaisquer histórias em quadrinhos, aqui no ocidente utilizada para denominar história em quadrinhos chinês.
Sentido da Leitura: Da Esquerda para a Direita.
Criador: Não Definido.
Considerado Primeiro Manhua:"Zi-Kai Manhua" no "Wenxue Zhoubao" (Literatura Senmanal) de Feng Zi-Kai
Origem:  Os exemplos mais antigos de desenhos chineses são relevos de pedra do século 11 a,C e cerâmica 5000-3000 B.C. Manhua chinês nasceu no final dos anos 19 e início do século 20, durante os anos de 1867 e 1927, aproximadamente. Começando em 1870, desenhos satíricos publicados em jornais e revistas. Pelo tamanho de livros de bolso na década de 1920 de imagem como Lianhuanhua eram populares em Xangai. Eles são considerados o antecessor do manhua dos dias modernos. O termo "manhua" tornou-se associado com histórias em quadrinhos feitas na China. Os caracteres chineses para manhua são os mesmos utilizados pelas línguas japonesa e coreana para se referir aos mangás japoneses e aos manhwas coreanos.
Fragmentos Históricos: Até o estabelecimento de "Manhua Hui" na China 1927, todas as obras anteriores foram Lianhuanhua soltas ou colecções de materiais. A primeira revista de manhua em chinês foi "Shanghai Sketch" de 1928. Entre 1934 e 1937 cerca de 17 revistas de manhua foram publicados em Xangai. Este formato, mais uma vez foi utilizado para fins de propaganda, com a eclosão da Segunda Guerra Sino-Japonesa. No momento em que os japoneses ocuparam Hong Kong, em 1941, todas os manhua haviam parado. Um dos manhua crítica: "Este é um desenho animado" Era por Renjian Huahui feito nota do cenário político da época. A revista manhua mais influentes para os adultos foi de 1956 "Cartoon World", que abasteceu o best-seller tio Choi. A chegada da televisão na década de 1970 foi um ponto de mutação. Filmes de Bruce Lee e a obra Astro Boy do japonês Osamu Tezuka (O Deus dos mangás), o trabalho de Tezuka influenciou vários artistas chineses. Desde 1950, o mercado de Hong Kong manhua foi separada da China Continental. Hong Kong transferência de soberania para a China em 1997 pode significar uma reunificação de ambos os mercados. Dependendo de como materiais culturais devem ser tratadas, especialmente através da auto-censura, o público muito maior no continente pode ser benéfica para ambos.

Exemplo de como se ler:

---------------- x ----------------


Informações básicas:
País de Origem: Coreia do Sul
Nome Nátivo:만화
Pronúncia: Manhwa
Em português: Manhwa
Significado: História(s) em quadrinhos,  na Coreia do Sul, o termo é utilizado para quaisquer histórias em quadrinhos, aqui no ocidente utilizada para denominar história em quadrinhos coreanos.
Sentido da Leitura: Da Esquerda para a Direita.
Criador: Não Definido.
Considerado Primeiro Manhwa: Não Definido.
Origem: Não Definida.
Fragmentos Históricos: Não Definida.
Extra: O termo Manhwa é uma cognata com o Mangá Japonês e o Manhua Chinês. Um desenhista de manhwa é chamado de Manhwaga (만화가). Animações baseadas em Manhwas ainda são relativamente raras. Entretanto, é bastante comum adaptações para telenovelas e filmes. A versão animadas dos desenhos coreanos é chamada de Han-guk Manhwa Aenimeisyeon (한국 만화 애니메이션) ou simplesmente Aenimeisyeon (애니메이션).

Exemplo de como se ler:

Espero que tenham  gostado da postagem, realmente não consegui achar muita coisa sobre as origens do Manhwa :S. Mas espero ter ajudado na compreensão deles xD.

Fontes: Wikipedia¹, Wikipedia², Wikipedia³ e Cultura Japonesa.

Macadores :

0 Comentários sobre: "Otakus # 8 - Mangá, Manhua e Manhwa"

Ir ao Topo