Casamento no Japão

Postado por ás 2 comentários

Casamento no Japão

     O casamento começa com a preparação dos noivos, segue-se a cerimónia xintoísta e, por fim, a festa em que o casal troca de roupa e veste-se no melhor estilo ocidental: ele, de smoking ou fato, e ela, de véu e grinalda brancos.
     A lista de convidados é restrita, limitada apenas aos empregadores, a família e poucos amigos – nesta ordem. Raramente ultrapassa mais de cinquenta pessoas. Os convites jamais são extensivos aos parentes. É muito comum apenas um dos membros da família ser incluído. Amigos do sexo oposto dificilmente participam. Não é de bom tom para a noiva, por exemplo, convidar um amigo de faculdade. Ou vice-versa.
     Com todas estas restrições, ir a um casamento no Japão é uma oportunidade rara. O preço de um casamento no Japão é bastante elevado, pode ir dos 50 mil dólares aos 500 mil dólares, por isso alguns casais optam por realizar a festa fora do país. 

Tradições do dia do casamento:

     Um casamento japonês budista é celebrado num templo budista, onde é feita uma oração e um discurso por um religioso que celebra um ritual de purificação para todos os presentes. No altar são colocados  dois rosário budistas que simbolizam a junção de duas famílias numa; queima-se incenso e celebra-se com uma bebida cerimonial.
     As cerimonias mais populares são as Shinto (O caminho dos Deuses), que podem ser celebradas num templo ou em casa. Atualmente, muitos hotéis e locais para casamento já estão equipados para realizarem casamentos deste gênero.
     Os casamentos civis também são muito populares, bem como alguns casamentos católicos.


Rituais e trajes da noiva e do noivo:

     Hoje em dia, durante as cerimonias Shinto, a noiva e o noivo entram por diferentes portas na cerimonia. Durante a cerimonia o casal veste kimonos feitos de seda. As convidadas mais novas e as amigas da noiva vestem cores fortes, enquanto que as convidadas mais idosas usam kimonos escuros. O uso de um kimono implica o uso dos chinelos tradicionais japoneses, meias brancas, roupa interior, um pequeno saco de mão para a mulher e um penteado apropriado que demora muito tempo a preparar. A noiva tradicional usará uma peruca.
     Enquanto o noivo típico japonês usa um kimono preto, a noiva usa um kimono branco com uma peça muito elaborada que é colocada na cabeça, adornada com flores, pérolas e pendentes de ouro, todos eles significando boa-sorte para o casal. A noiva japonesa também é pintada de branco puro dos pés à cabeça, o que representa uma ligação com os deuses. Durante o casamento a noiva trocará de traje cinco vezes, envergando outros trajes igualmente luxuosos.
     Depois da celebração religiosa, é costume o noivo e a noiva trocarem votos e prometerem lealdade um ao outro durante a vida de casados, enquanto as duas famílias se olham frente a frente - em vez de olharem para o casal.  
     O noivo e a noiva trocam alianças, dirigindo-se, em seguida, ao santuário para fazerem uma oferta aos deuses. São abanados galhos de uma árvore sagrada sobre a cabeça dos noivos, que muitas vezes são também representados por cordões de papel, terminado assim a cerimonia do casamento. Seguidamente é servido sake.



Ritual do sake (Vinho de Arroz):

    Neste ritual, o noivo e a noiva partilham sake sentados numa mesa em frente um do outro, olhando-se nos olhos, dão um gole ao mesmo tempo, tendo o cuidado de pousar os recipientes ao mesmo tempo. Isto é feito com o intuito de não morrerem um antes do outro, ou seja, o que colocar primeiro o copo na mesa será o primeiro a morrer.
    Depois do ritual do sake, os noivos são considerados oficialmente casados. São trocados copos de sake entre os familiares das duas famílias, para simbolizar a sua união. Nesta altura, o pai da noiva e o pai do noivo, apresentam todos os familiares, começando assim a recepção do casamento japonês.

Rituais Finais:

    No final, os noivos dão presentes de agradecimento. Para as mães, são entregues buquês de flores. Para os melhores amigos, lembranças especiais. Os demais convidados ganham louças e cerâmicas. No horário combinado, normalmente depois de quatro horas, as pessoas se retiram. Afinal, as festas no Japão têm hora marcada para começar e terminar. Cerca de 50% dos casamentos que ocorrem no Japão ainda são frutos de acertos entre as famílias dos noivos.

Curiosidade 1:
   A maior curiosidade, no entanto, fica por conta do bolo: como um de verdade não sai por menos de 50 mil ienes, os noivos preferem os feitos do mais puro plástico. Mesmo assim, se resolverem cortá-lo, precisam pagar 5 mil ienes. Mas não podem colocar a faca no lado que bem quiserem. Existe um lugar determinado para o encaixe da lâmina. Com isso, o mesmo bolo é usado para várias festas seguidamente.

Curiosidade 2:
    O formato inicialmente tradicional da cerimônia japonesa de casamento está adotando estilos mais livres. No Japão, quando alguém nasce, é feita uma visita a um santuário xintoísta; quando se casa, a cerimônia é realizada em uma igreja cristã; e seu funeral é rezado por um monge budista. Dessa forma, não se sabe se os nipônicos são liberais quando o assunto é religião, ou se são ricos em curiosidade. Afinal, de que forma as cerimônias de casamento vêm se transformando? Os casamentos vistosos atuais teriam tido início há cem anos, e a primeira cerimônia teria sido o enlace do imperador Taisho, na época o príncipe herdeiro, realizado no Grande Templo Tóquio. No período pós-guerra, o costume difundiu-se entre os populares.

Fonte e Créditos: Nikkeypedia  e O Nosso Casamento

Vídeo e um trecho de reportagem:

Vídeo com algumas imagens

O trecho da reportagem

Comentem o que acham? E se pensam em fazer um?
Jaa nee

Macadores :

2 Comentários sobre: "Casamento no Japão"

Nossa, eu não sabia disso '-'
Mesmo que seja caro e tal, eu ainda acho muito lindo *--*
O Ritual do Sake é bem interessante~

Caro é apelido... Os japoneses são realmente fantásticos, uma das coisas que admiro neles é justamente essa busca por manter as tradições.
O bolo foi meio tenso.... mas fazer o que, não tá fácil pra ninguém. E como disse a Yssa, 'continuo achando muito lindo' xD

Ir ao Topo