Gojoseon (700,000 BC - 108 BC)

Postado por ás 0 comentários
Ae galera, nessa  coluna estarei contando um pouco sobre a História Coreana, o primeiro Reino, o período Gojoseon, sobre a Era dos três reinos, que é muito famosa e por fim, o ultimo reino coreano, Joseon, Irei trazer aqui um pouco dos reis coreanos de seus países e suas dinastias.


Gojoseon (700,000 BC - 108 BC)
    Gojoseon (Hangul : 고조선; Hanja : 古朝, pronuncia coreana: kojoseon) é o nome dado a um antigo reino, considerado o primeiro reino do povo coreano. A adição de GO (,) ao nome, que significa "antigo", serve para distingue da Dinastia ‘Joseon’; que também é romanizado como ‘Choson’.
    A menção primeira deste nome, entretanto, não aparecer até o século 13 Yusa Samguk e outros registros da era medieval, onde Gojoseon se diz ter sido fundada em 2333 a.C. À evidência arqueológica de uma civilização Gojoseon encontra-se na transição da cerâmica ‘Jeulmun’ [pré-história coreana que data de cerca de 8000-1500 a.C] à cerâmica ‘Mumun’ [pré-história coreana que data de cerca de 1500-300 a.C] por volta de 1500 a.C, quando grupos de semi-sedentários e pequenos agricultores ocuparam a maior parte da península da Coréia.
    Outra suposição sobre, Gojoseon ter sido estabelecida em 2333 a.C. Se baseia na descrição do Tonggam Dongguk (1485).  A data varia entre fontes históricas, embora todos eles colocasse durante o reinado mítico de Yao (datas tradicionais: 2357 a.C - 2256 a.C). Samguk Yusa diz que Dangun subiu ao trono no ano 50 no reinado do lendário Yao, Sejong Sillok diz que o primeiro ano, e Dongguk Tonggam diz que o ano 25.  Alguns historiadores sugeriram que Gojoseon foi fundada por volta de 3000 aC..
    Produção de bronze local começou por volta do século 8 a.C. Com base em registros chineses, alguns historiadores modernos acreditam que ele se desenvolveu a partir de uma federação em um reino entre os séculos 8 e 4 a.C, embora esta teoria seja contestada.
Durante sua fase inicial, a capital do Gojoseon supostamente foi localizada em Liaoning, até aproximadamente 400 a.C, e foi transferida para Pyongyang, enquanto que no sul da península, o estado de Jin* (ao fim nota), surgiu no século 3 a.C.
    O território de Gojoseon foi invadido pela Dinastia Han da China durante a Segunda Guerra. Gojoseon-Han, em 108 a.C, a guerra entre as duas levou ao colapso do reino e de muitos estados pequenos, até que os Três Reinos surgiu e marcou um próprio período da história coreana.
    As pessoas do território Gojoseon são referidas nos registros chineses como Dongyi "bárbaros orientais”. Sua linguagem era provavelmente um antecessor dos pré-históricos igualmente línguas Buyeo (ao fim nota) e, talvez, uma forma de proto-coreano.

Fundação e Lenda
    Dangun Wanggeom é o lendário fundador da Coréia. O registro mais antigo existente deste mítico fundador aparece no Yusa Samguk, uma coleção do século 13 de lendas e histórias. Um relato semelhante é encontrado em Jewang Ungi. No entanto, não foram encontradas evidências que esclareça o mito.
    O Senhor do Céu Hwanin (환인, 桓因, um nome que também aparece nos textos budistas da Índia), teve um filho Hwanung (환웅), que desejava viver na Terra entre as pessoas. Hwanin cedeu, e então Hwanung desceu para Montanha Taebaek com 3.000 colaboradores, onde fundou uma cidade que chamou Sinsi (신시, 神市, "Cidade de Deus" ou "Cidade Santa"). Junto com seus ministros das nuvens, chuva e vento, ele instituiu leis e códigos morais e ensinou as pessoas várias artes, medicina e agricultura.
    Um tigre e um urso estavam em uma caverna orando a Hwanung para que eles pudessem se tornar humano.  Ao ouvir suas orações, Hwanung deu-lhes 20 dentes de alho e um conjunto de Artemísia (espécies de plantas aromáticas), instruindo-os a comer apenas estes alimentos sagrados e que permaneçam fora da luz solar por 100 dias. O tigre logo desistiu e saiu da caverna, mas o urso continuou e depois de 21 dias foi transformado em uma mulher.
    O urso-mulher (Ungnyeo, 웅녀,熊女) foi muito grato e fez oferendas para Hwanung. Ela não tinha um marido, no entanto, e logo se tornou triste e rezou debaixo de uma árvore Sindansu (신단수,树檀, "Divino Betula") para ser abençoada com uma criança. Hwanung, movido por suas orações, a levou como sua esposa e logo ela deu à luz um filho, Dangun Wanggeom (단군왕검,檀君王).


Formação do Estado
    O registro mais antigo sobre Gojoseon foi encontrado na Shang-Shu-Da-Zhuan, registrando a história da fundação Gija Joseon que é estabelecido por chineses Shang descendentes da dinastia no século 12 a.C.
    Alguns historiadores afirmam que "Dangun" pode ter sido o título de primeiros líderes do Gojoseon.  A legitimidade do Dangun parece ter sido derivada da linhagem divina de Hwanin, uma característica religiosa encontrada em outras antigas cidades-estados fortificadas, como os da Grécia Antiga. O Sahwa Gyuwon (1675) menciona uma linhagem de 47 governantes Dangun em Gojoseon, governando de 2333 a.C a cerca de 1128 a.C. Mas a autenticidade destes livros é contestada como o Gogi Hwandan .
    Até o século 4 a.C, outros estados com estruturas políticas definidas desenvolvidas nas áreas anteriores a Idade do Bronze "cidade estados"; Gojoseon foi o mais avançado deles na região peninsular. A cidade-estado ampliada, incorporada a cidades-estados vizinhas por aliança ou conquistas militares.  Assim, uma confederação vasta de entidades políticas entre os rios Taedong e Liao foi formada.
    Como Gojoseon evoluiu, assim como o título e a função do líder, que passou a ser designado como "rei" (Han), na tradição da dinastia Zhou , em torno do mesmo tempo que o Yan líder (燕). Registros da época mencionada à hostilidade entre o Estado feudal no Norte da China e do reino "confederado" de Gojoseon e, nomeadamente, um plano para atacar Yan além da fronteira do Rio Liao. O confronto levou ao declínio e eventual queda de Gojoseon, descrito nos registros Yan como "arrogante" e "cruel". Mas o antigo reino também aparece como uma civilização da Idade do Bronze próspera, com uma estrutura social complexa, incluindo uma aula de equitação a guerreiros que contribuíram para o desenvolvimento de Gojoseon, particularmente a expansão do para a maioria da bacia Liaodong.
    Cerca de 300 a.C, Gojoseon perdeu um território ocidental significativo depois de uma guerra com o Estado Yan, isso já indica que Gojoseon foi um estado grande o suficiente para que pudesse travar uma guerra contra Yan e sobreviver à perda de 2.000 li (800 km) do território, pensa-se que Gojoseon possa ter transferido a sua capital para a região em torno de Pyongyang nessa época.


Reis
As datas de seus reinados são muito incertas crê que o primeiro rei reinou no ano de 2333aC.

  • DangunJoseon - reis
  • DangunWanggeom
  • Rei Bu
  • Rei junho
  • WimanJoseon (não ireia dizer sobre Wiman porque o texto ia ficar muito grande)
  • Rei Wi Man
  • um desconhecido mas se cre que seja o filho de Wiman
  • Rei Ugeo

Queda
    O Gojoseon foi desintegrado no século 1 antes de Cristo, uma vez que perdeu gradualmente o controle dos seus feudos antigos. Como Gojoseon perdeu o controle de sua confederação, Estados, muitos sucessores surgiram de seu antigo território, como Buyeo, Okjeo, Dongye. Goguryeo e Baekje evoluíram de Buyeo.


* Proximos Jin

Imagens do que seria a vida em Gojoseon:



Cerâmica Jeulmun



Casas da era



Fonte: Wikipedia

Macadores :

0 Comentários sobre: "Gojoseon (700,000 BC - 108 BC)"

Ir ao Topo