Halloween *6* + AFS 059

Postado por ás 0 comentários
Voltando com um post sobre o Halloween *6*

  • Origem do Halloween
 A celebração do Halloween tem duas origens uma pagã e uma católica que ao longo da História foram se misturando:
            A origem pagã tem a ver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos. A invasão das Ilhas Britânicas pelos Romanos (46 A.C.) acabou mesclando a cultura latina com a celta, sendo que esta última acabou minguando com o tempo. Sabe-se que as festividades do Samhain eram celebradas muito possivelmente entre os dias 5 e 7 de novembro (a meio caminho entre o equinócio de verão e o solstício de inverno). Eram precedidas por uma série de festejos que duravam uma semana, e davam ao ano novo celta.
           A origem católica remete-se desde o século IV a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar "Todos os Mártires". Três séculos mais tarde o Papa Bonifácio IV († 615) transformou um templo romano dedicado a todos os deuses (Panteão) num templo cristão e o dedicou a "Todos os Santos", a todos os que nos precederam na fé. Inicialmente a festa de "Todos os Santos" era realizada no dia 13 de maio, mudada posteriormente para o dia 1º de novembro, como uma festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e "All Hallow Een" até chegar à palavra atual "Halloween".

  • Origem do Trick-or-treat (Travessuras ou Gostosuras)
            A brincadeira de "doces ou travessuras" é originária de um costume europeu do século IX, chamado de "souling" (almejar). No dia 2 de novembro, Dia de Todas as Almas, os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha. Para cada bolo que ganhasse, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador. Acreditava-se que as almas permaneciam no limbo por um certo tempo após sua morte e que as orações ajudavam-na a ir para o céu.
  •  Origem da "Jack O' Lantern" (Abóboras iluminadas)
           As pessoas vêm fazendo as abóboras iluminadas no Halloween por séculos. A prática surgiu a partir de um mito irlandês acerca de um homem apelidado de "Jack Miserável". Segundo a história, Jack Miserável convidou o Diabo para tomar uma bebida com ele. Fiel ao seu nome, Jack Miserável não queria pagar a sua bebida, então, convenceu o Demônio a se transformar em uma moeda que Jack usaria para pagar as bebidas. Depois, o Diabo fez isso, Jack decidiu pegar o dinheiro e colocá-la em seu bolso ao lado de uma cruz de prata, o que impediu o Diabo de mudar de volta em sua forma original. Jack solta o Diabo, sob a condição de que ele não incomodaria Jack durante um ano e que, se Jack morresse, ele não pediria a sua alma. No ano seguinte, Jack enganou de novo fazendo o Diabo subir em uma árvore para pegar um pedaço de fruta. Enquanto ele estava em cima da árvore, Jack esculpiu um sinal da cruz na casca da árvore para que o diabo não pudesse descer, até que o Diabo prometeu Jack para não incomodá-lo por mais dez anos.
          Pouco depois, Jack morreu. Como diz a lenda, Deus não permitiria que uma figura tão repugnante fosse ao céu. O Diabo, chateado com o truque de Jack tinha e para manter sua palavra de não reclamar a sua alma, não permitiu que Jack fosse para o inferno. Ele enviou Jack para a noite escura, com apenas uma queima de carvão para iluminar seu caminho. Jack colocou o carvão em um nabo esculpido e tem vagueado pela Terra com desde então. Os irlandeses começaram a se referir a essa figura fantasmagórica como "Jack da Lanterna", e depois, simplesmente "Jack O' Lantern".

  • Simbolos de Halloween:
A abóbora - simboliza a fertilidade e a sabedoria
A vela - indica os caminhos para os espíritos do outro plano astral.
O caldeirão - fazia parte da cultura - como mandaria a tradição. Dentro dele, os convidados devem atirar moedas e mensagens escritas com pedidos dirigidos aos espíritos.
A vassoura - simboliza o poder feminino que pode efetuar a limpeza da eletricidade negativa. Equivocadamente, pensa-se que ela servia para transporte das bruxas.
As moedas - devem ser recolhidas no final da festa para serem doadas aos necessitados.
Os bilhetes com os pedidos - devem ser incinerados para que os pedidos sejam mais rapidamente atendidos, pois se elevarão através da fumaça.
A aranha - simboliza o destino e o fio que tecem suas teias, o meio, o suporte para seguir em frente.
O morcego - simbolizam a clarividência, pois que vêem além das formas e das aparências, sem necessidades da visão ocular. Captam os campos magnéticos pela força da própria energia e sensibilidade.
O sapo - está ligado à simbologia do poder da sabedoria feminina, símbolo lunar e atributo dos mortos e de magia feminina.
O gato preto - símbolo da capacidade de meditação e recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade. Plena harmonia com o Unirverso.

Depois de concluir meu posto de Origem do Halloween eu digo PORQUE o Brasil não podia ser que nem no EUA, onde a gente se fantasiava e saia de porta em porta dizendo: "Doces ou travessuras?" *~*
Um sonho que não irei realizar, nem realizei 
 Pra concluir o post deixo vcs com o mais recente podcast do AFS *~*
 Muitooo bom, Concordo com eles que Durarara foi um dos melhores animes de 2010, sem sombra de dúvidas. Quem não assistiu garanto a vcs que devem da uma olhada. De fato os primeiros episodios não prendem você, até pq você engoa um pouco, mais vale apena ficar até o fim. Pq ele sempre te surprende. Sem falar que o Izaya é perfect *6*
ATENÇÃO!!!!!
O podcast tem bastante spoiler do anime, porém eles respeitaram bastante os limites pra não contar demais. Se você quer da uma confirida -->> AFS 059

Jaa ne minna
Fontes: Winkipédia e Ilove

Macadores :

0 Comentários sobre: "Halloween *6* + AFS 059"

Ir ao Topo